Home Política SpaceX cita STF em pedido de IPO
Política

SpaceX cita STF em pedido de IPO

Share
Alexandre de Moraes citado pela SpaceX em documento enviado à SEC
Share

A SpaceX citou o STF e o bloqueio de ativos no Brasil como fator de risco em seu pedido de IPO apresentado à SEC, órgão regulador do mercado dos Estados Unidos. A menção trata do episódio de agosto de 2024, quando a Starlink teve bens bloqueados por ordem do ministro Alexandre de Moraes.

STF em pedido de IPO

No documento, a empresa afirma que o caso brasileiro mostrou que ativos podem ser atingidos por decisões judiciais mesmo sem relação direta com a operação alvo do processo. Segundo o texto, a apreensão de bens no Brasil indica que a companhia pode ficar sujeita a ações adversas de agentes governamentais.

O bloqueio ocorreu no contexto das medidas do STF contra a rede social X, também controlada por Elon Musk. Conforme noticiou a CNN Brasil à época, a decisão atingiu contas da Starlink para garantir o pagamento de multas impostas no processo envolvendo a plataforma.

Listagem na Nasdaq

A SpaceX pretende listar suas ações na Nasdaq com o código SPCX. O pedido foi divulgado pela SEC na quarta-feira, sem faixa oficial de preço. De acordo com a imprensa dos Estados Unidos, a operação pode levantar cerca de US$ 75 bilhões.

No formulário, a empresa também alerta investidores para riscos regulatórios e judiciais em mercados externos. O Brasil aparece como exemplo de ambiente em que decisões de autoridades podem afetar ativos e operações internacionais da companhia.

Share

Últimas Notícias

Propaganda