Joaquim Barbosa se filiou ao Democracia Cristã e passou a ser tratado pelo partido como nome para a disputa presidencial de 2026. A movimentação foi oficializada após meses de negociações reservadas, segundo publicou o Metrópoles.
Joaquim Barbosa no DC
De acordo com o relato da articulação, a direção do DC mudou de estratégia depois de esfriar a aposta no ex-ministro Aldo Rebelo. O partido passou a concentrar esforços em Joaquim Barbosa, ex-presidente do STF e relator do julgamento do mensalão.
Levantamentos qualitativos encomendados pela legenda associaram a imagem de Barbosa a combate à corrupção e ética pública. Esse diagnóstico foi usado pela cúpula partidária para sustentar a tentativa de lançar o ex-ministro ao Palácio do Planalto em 2026.
Histórico no STF e críticas a Lula
Joaquim Barbosa ganhou projeção nacional no julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal. No campo político, ele também fez críticas públicas ao governo do presidente Lula, incluindo a condução da política econômica e declarações do petista sobre temas internacionais.
Em uma das manifestações de maior repercussão, Barbosa afirmou que Lula “não aprende nunca” ao comentar falas do presidente sobre política externa. O ex-ministro também já criticou a polarização política e ataques às instituições.