Home Política Lula cobra soltura de Thiago Ávila
Política

Lula cobra soltura de Thiago Ávila

Share
Lula cobra libertação do ativista brasileiro Thiago Ávila preso por Israel
Share

Luiz Inácio Lula da Silva cobrou a soltura de Thiago Ávila ao afirmar que manter o brasileiro preso por Israel é uma “ação injustificável”. A manifestação ocorreu nesta terça-feira (5), após a Justiça israelense prorrogar a detenção do ativista até domingo (10).

Thiago Ávila preso

Segundo o UOL, Lula disse nas redes sociais que a detenção do integrante da flotilha Global Sumud em águas internacionais já havia sido uma afronta ao direito internacional. Na mesma publicação, o petista afirmou que o governo brasileiro exige garantias de segurança e libertação imediata para Ávila.

A decisão da Justiça israelense também atingiu o espanhol Saif Abu Keshek. Lula afirmou que a cobrança é feita em conjunto com o governo da Espanha, que também teve um cidadão detido na operação. A extensão da prisão elevou a tensão diplomática entre Brasília e Tel Aviv.

Reação do governo

O caso ganhou peso político porque o Palácio do Planalto decidiu tratar a prisão como tema diplomático. Segundo a CNN Brasil, o governo brasileiro passou a pressionar por garantias formais ao ativista. Até aqui, porém, o discurso de Lula é mais duro no campo retórico do que eficaz no resultado concreto.

Lula tenta capitalizar politicamente um episódio externo com linguagem inflamada, mas sem apresentar qual medida prática pode alterar a decisão de Israel. O governo transforma o caso em palanque ideológico, enquanto a capacidade real de pressão do Brasil segue limitada.

Share

Últimas Notícias

Propaganda